19/12/2010

Nossa História

Foto da Escola

A Escola Municipal Drº José Targino localiza-se na Fazenda Outeiro – S/N a cerca de 10 km de Canguaretama/RN é de difícil acesso. Foi fundada no ano de 1984 durante a gestão do Prefeito Juarez Rabelo, sendo, portanto realizado um antigo sonho do Dr. José Targino, o então proprietário da Fazenda Outeiro, que tanto almejava o funcionamento de um educandário. Ali também estava acabando o sacrifício que muitos pais faziam em deslocar seus filhos em cima de caminhões até a cidade de Canguaretama que, além das intempéries normais da natureza, havia também o risco de trafegar com muitas crianças através da BR 101.
A escola iniciou suas atividades atendendo as turmas de 1ª a 4ª série funcionando nos dois turnos matutinos e vespertinos até então sem nenhum registro, sendo oficialmente reconhecida no ano de 2000 pelo ato de criação de Nº 008/2000. A mesma funcionava com apenas duas salas de aula, uma cozinha, quatro banheiros e dois depósitos, posteriormente foi ampliada passando a existir três salas de aula, recebendo como clientela alunos residentes na própria comunidade. Alguns são filhos de funcionários da escola sendo na maioria filhos de agricultores, provindos de um passado árduo e sofrido com poucas condições financeiras, portanto, a maioria analfabeta.
Quanto a educação, esta também sofreu algumas mudanças, dentre elas a substituição do 1º grau por Ensino Fundamental de 9 anos. O quadro docente que dantes era formado por jovens da comunidade na época em que a entidade era mantida pela Fazenda foi substituído por Professores qualificados e concursados pela atual mantenedora da escola, a Prefeitura Municipal.
A qualificação dos professores foi essencial para o bom desenvolvimento do ensino-aprendizagem, atualmente a escola está com um quadro de funcionários altamente qualificado.
A escola hoje atende a duas turmas de educação infantil, com o ensino melhorando a cada dia, a mesma tem uma situação razoavelmente boa. Com sua localização em uma região rural próxima a um açude com poucas casas e uma mata circunvizinha, sem muito trafego de veículos e pessoas, proporciona um excelente ambiente para uma boa aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, por isso, estamos esperando o seu comentário. Vamos juntos CONHECER A NOSSA HISTÓRIA.