10/05/2011

Drº José Targino, nosso patrono e fundador da escola


José Targino Pereira da Costa, nascido em 17 de Outubro de 1893, pertencia a uma familia de grandes proprietários rurais, com firme tradição politica, teve sua formação na Universidade de Reading, na Inglaterra, onde se formou em Agropecuária. Era homem fino, polido, culto sem pedantismo, um rico sem bondades, na linguagem popular. Foi Prefeito, Deputado, Vice-governador e Governador, cargos assumidos no estado na Paraíba, além de assumir cargos de secretariados, contribuindo muito para a política daquele estado.

Casou-se em 1º de julho de 1925 com a Srª Maria Luiza de Morais Targino, com quem teve três filhos, Vera, Nora e Gilberto. E multiplicou-se em genros, noras, netos e bisnetos.
Muito admirado por autoridades de respeito, José Targino também era muito respeitado pelos moradores da comunidade da Fazenda Outeiro. Toda a expansão de terra que hoje forma a Fazenda Outeiro pertence a sua familia, com uma Casa Grande, de bela arquitetura, que é conservada até hoje no seu formato original. 

Um grande defensor da educação e da cultura, José Targino se preocupava com o deslocamento das crianças e jovens, filhos de seus empregados e de moradores da fazenda, pequenos agricultores que não tinha outra opção a não ser de permitir que seus filhos corressem risco de vida em cima de caminhões trafegando pela BR 101 até o município de Canguaretama para poder ter acesso a escola pública. Foi então que resolveu ceder um pedaço de terra para a construção de uma pequena escola que atendesse as necessidades da comunidade em parceria com a prefeitura, foi assim que surgiu a então " Escola Drº José Targino" em 1984 durante a gestão do prefeito Juarez Rabelo. Deste dia em diante todos nós só temos a agradecer por tudo que este grande homem fez por toda nossa comunidade, para nós é uma grande honra poder trabalhar numa escola que leva o seu nome.

Em 1987 ele se foi, mas deixou um grande exemplo de ombridade e integridade, em 17 de outubro de 1993 foi comemorado o seu primeiro Centenário. Foi um dia de grande comemorações, foi realizada uma cerimônia na escola que leva seu nome, e também um discurso emocionado da sua nora Lilita professora, houve a posição do seu retrato e em seguida serviu-se um lanche de bolo e refrigerante para crianças e adultos.

Hoje em dia, nós funcionários da escola temos muita alegria em poder fazer parte dessa história, por isso criamos este espaço para a divulgação exclusiva das ações da escola. O nosso único intuito é divulgar as nossas atividade escolares, sem nenhum fim político ou privado, por isso não citamos nomes de instituições e nenhum tipo de abordagem que venha a beneficiar o poder público ou partidos políticos.

Para homenagear o nosso patrono carinhosamente chamado por todos de "Zé" resolvemos criar o nosso mascote, o "Zé Targino" que está sempre presente em todas as atividades realizadas na escola. A partir de agora todos já podem conhecer o "Zé".



[Este resumo foi tirado do Livro "De Senhora de Engenho a primeira Dama" da Srª Maria Luzia de Morais Targino, esposa do Drº Jose Targino. Publicado em 1995].


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, por isso, estamos esperando o seu comentário. Vamos juntos CONHECER A NOSSA HISTÓRIA.