19/12/2010

Ensino Fundamental

Na sociedade democrática ao contrario do que ocorre nos regimes autoritários, o processo educacional não pode ser instrumento para a imposição por parte do governo, de um projeto de sociedade e de nação.

Para que se possa mudar essa realidade de formação a ser oferecida a todos os estudantes. O ensino de qualidade que a sociedade demanda atualmente se expressa aqui como possibilidade de o sistema educacional vir a propor uma prática educativa adequada as necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade brasileira que considere os interesses e as motivações dos alunos e garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.

A Educação Básica tem assim a função de garantir condições para que o aluno construa instrumentos que capacitem para um processo de educação permanente.
   Isso requer que a escola seja um espaço de formação em que na aprendizagem de conteúdos devem necessariamente favorecer a inserção do aluno no dia-a-dia das questões sociais marcantes e em universo cultural maior.

A formação escolar deve propiciar o desenvolvimento de capacidades, de modo a favorecer a compreensão e a intervenção nos fenômenos sociais e culturais, assim como possibilitar aos alunos usufruir das manifestações culturais nacionais e universais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, por isso, estamos esperando o seu comentário. Vamos juntos CONHECER A NOSSA HISTÓRIA.