Na sociedade democrática ao contrario do que ocorre nos regimes autoritários, o processo educacional não pode ser instrumento para a imposição por parte do governo, de um projeto de sociedade e de nação.
Para que se possa mudar essa realidade de formação a ser oferecida a todos os estudantes. O ensino de qualidade que a sociedade demanda atualmente se expressa aqui como possibilidade de o sistema educacional vir a propor uma prática educativa adequada as necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade brasileira que considere os interesses e as motivações dos alunos e garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.
A Educação Básica tem assim a função de garantir condições para que o aluno construa instrumentos que capacitem para um processo de educação permanente.
Isso requer que a escola seja um espaço de formação em que na aprendizagem de conteúdos devem necessariamente favorecer a inserção do aluno no dia-a-dia das questões sociais marcantes e em universo cultural maior.
A formação escolar deve propiciar o desenvolvimento de capacidades, de modo a favorecer a compreensão e a intervenção nos fenômenos sociais e culturais, assim como possibilitar aos alunos usufruir das manifestações culturais nacionais e universais.
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