19/12/2010

Educação Infantil

A expansão da educação Infantil no Brasil e no mundo tem ocorrido de forma crescente nas ultimas décadas acompanhando a intensificação da urbanização e participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças na organização e estrutura das famílias. Por outro lado, a sociedade está mais consciente da importância das experiências na primeira infância, o que motiva demandas por uma educação institucional para crianças de zero a seis anos de idade. (Referencial Curricular – Introdução 2001)
Segundo a lei Nº 9394/96 das Diretrizes e bases da Educação Nacional, a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica (titulo V, cap II seção II, Art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de Educação Infantil e a família.

A educação Infantil começa a merecer atenção das escolas, e estas precisam se organizar para oferecer um serviço educacional de qualidade, a começar pela exploração do ambiente, modificação dos elementos que constituem esse meio através de jogos e brincadeiras.

A criança aprende a partir do seu próprio corpo, explorando os movimentos, as relações com os objetos, as posições e localizações possíveis e as relações com outras pessoas, colegas, professores e etc.

A atividade que merece destaque nessa idade, pela sua importância é a brincadeira, uma atividade muito importante, pois mobiliza possibilidades efetivas, intelectuais para a sua realização.



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