15/05/2011

Homenagem de Maio: Profª Nóezia


No último dia 08 de maio de 2011, foi o dia das mães, mas nesta data tão especial também se comemora o aniversário da Professora Nóezia Galdino, nascida e criada na comunidade do outeiro, ela é uma verdadeira filha da Terra. Com seu jeito simples e costumeiro ela representa muito bem a classe de professores apaixonados pela "arte de ensinar".

Sua trajetória de vida é igual a de muitos outros profissionais que se dedicam e se sacrificam em busca de um ideal, pois alcançar objetivos em meio a uma vida de dificuldades, é realmente uma trajetória de lutas e vitórias. Mas o que marca a sua vida é a determinação e a esperança pela realização de um sonho.

Índia, como é carinhosamente conhecida, vem de uma familia de agricultores outeirenses, pessoas simples e  pioneiros na comunidade. Filha de Dona Antonia e seu Silvanio, Nóezia sempre foi uma batalhadora, desde de muito cedo começou a trabalhar, sempre ajudando a familia. Conta com muito orgulho a maneira como viveu sua infância, quando mocinha trabalhou na casa Grande da Familia do Srº José Targino, e também trabalhou na agricultura. Mas sempre esforçada em seus estudos buscava uma vida melhor, gostava muito de estudar e se apaixonou pela educação desde cedo, mesmo em meio a dificuldades, conta que as vezes não tinha nem caderno para escrever, mas sempre perseverou em seus estudos.

Nóezia conclui todo o seu colegial na Escola Drº José Targino aqui no Outeiro onde sempre morou, saindo apenas para cursar o ensino médio em Canguaretama na escola Juarez Rabelo. Sempre atuante na Educação, Nóezia trabalha nesta área a muitos anos, começou como auxiliar de secretária, e nunca se acomodou, buscava sempre aprender mais, com isso se tornou professora, cursou a faculdade de Pedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e fez especialização em Educação.

A paixão pela educação lhe rendeu um mandato de diretora entre o período de 2001 a 2008 na escola Drº José Targino, onde realizou um excelente trabalho. Atualmente tia Nóezia, como é chamada pelos alunos de sua turminha da Creche, vem desempenhando seu trabalho como professora de Educação Infantil, e confessa que é muito gratificante trabalhar com essa turminha, e cada dia é um aprendizado.

"Quando colocamos o nosso coração naquilo que fazemos, tudo é muito mais fácil e prazeroso, pois as dificuldades são muitas, porém, muito mais importante é poder fazer aquilo que se gosta".

Toda escola Drº José Targino deseja a tia Nóezia muito paz, saúde e felicidade, nós só temos a agradecer por sua colaboração, são profissionais como você que fazem da educação uma arma poderosa para a formação de um país melhor!

Felicidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, por isso, estamos esperando o seu comentário. Vamos juntos CONHECER A NOSSA HISTÓRIA.