25/04/2011

28 de Abril: Dia da Educação

Como é bom ter educação!
Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete ao universo escolar.
No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação existe tanto em sociedades tribais de povos caçadores agricultores ou nômades, quanto em sociedades de países desenvolvidos e industrializados.
Que a educação deveria ser um dos maiores investimentos em qualquer país, ninguém duvida. Mas a questão da educação ainda é séria no Brasil. Apesar de índices demonstrarem que, cada vez mais, os índices de analfabetismo, de evasão escolar e de repetência vêm caindo, a situação ainda não é das melhores.

Existem vários fatores que contribuem para a evasão escolar e para o analfabetismo. A grande maioria das crianças que estuda na rede pública sofrem, além da deficiência do ensino, dificuldades com transporte e alimentação. Além disso, muitas crianças precisam ajudar os pais a trabalhar e cumprem uma jornada dupla que interfere brutalmente no rendimento escolar.

Se já é senso comum dizer que as crianças são o futuro do país, nada mais justo que criar condições para elas estudarem. E está provado também que, quanto maior o nível de instrução, maior a chance de encontrar trabalho.

E quando adulto, quanto maior o nível de escolaridade dos pais, maior será o nível de escolaridade dos filhos também. O Brasil gasta um média de 5,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na educação, mas ainda não consegue suprir a demanda de estudantes.

Toda criança tem direito a uma educação de qualidade, com condições dignas de aprendizagem, toda criança e adolescente precisa de uma boa estrutura para aprender e desenvolver o seu aprendizado, para isso é necessário ter escolas com condições físicas e estruturais, com uma boa sala de aula, dependências amplas, materiais específicos, além de um lugar para as atividades físicas e extra curriculares. Mas não é só isso, todo ambiente educacional precisa ser assistido pelas entidades mantenedoras responsáveis pelas escolas.

Pórem, o que vemos é uma realidade bastante diferente em algumas cidades, o poder público muitas vezes leva ao descaso o compromisso que deveria ser seguido como prioridade, o que se vê são escolas abandonas a própria sorte, danificadas e sucateadas. A baixa qualidade de serviços oferecidos prejudica o desenvolvimento da criança e do adolescente. Como aprender direito, se o aluno não tiver uma boa perspectiva de vida escolar? Como ensinar direito, se o professor é obrigado a trabalhar com poucos recursos ou até mesmo nenhum? Porque a educação é tratada com tanto descaso se ela é o principio de todas as coisas...

Um comentário:

  1. a educação é como moeda de ouro,em toda parte tem valor. parabens a todos que fazem parte da escola doutor josé targino. um abraço a todos!!! REGINA

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, por isso, estamos esperando o seu comentário. Vamos juntos CONHECER A NOSSA HISTÓRIA.